Você gostou do site
sim
não
talvez
 *
(*) Nova janela.
 
     

A CIDADE - ASPECTOS SOCIAIS
-------------------------------------------------------

RECURSOS HUMANOS
O quadro da Prefeitura Municipal de Boquim conta com 755 funcionários e é composto da seguinte forma: Total de funcionários ativos da administração direta – Estatutários; 346 Total de funcionários ativos da administração direta – somente comissionados; 133 Total de funcionários ativos da administração direta - outros 276; Total de funcionários ativos da administração direta – Nível auxiliar; 348; Total de funcionários ativos da administração direta – Nível médio; 238 Total de funcionários ativos da administração direta – Nível superior 169 (Fonte: Sec. de Adm. e Finanças)

SEGURANÇA PÚBLICA
O município conta com as instalações de uma Delegacia de Polícia Civil – Regional de Boquim –, bem como de uma da Polícia Militar – 4ª Companhia –, do 7º Batalhão da Polícia Militar estacionado em Lagarto, ambas vinculadas à Secretaria de Estado da Segurança Pública.

EDUCAÇÃO
Existem em Boquim 4 escolas estaduais, 34 escolas municipais e 5 escolas particulares, totalizando 43 escolas. As estaduais e as particulares situam-se todas na área urbana da cidade, enquanto que das municipais 6 estão na área urbana e as demais estão localizadas nas áreas rurais.
Os cursos de nível superior são oferecidos pela Universidade Tiradentes – UNIT, através do Núcleo de Educação a Distância – NEAD, o qual é uma unidade vinculada à Pró-Reitoria Adjunta de Graduação, responsável pelos procedimentos de educação a distância e o apoio de uma equipe multidisciplinar de docentes. O Pólo Boquim propicia o curso de Letras/Português, com 3 turmas (2 turmas às quintas-feiras à noite e 1 turma aos sábados pela manhã) e o curso de História, com uma turma aos sábados pela manhã. Os estudantes contam ainda com 6 ônibus que os transportam diariamente para universidades em Estância, Lagarto e Aracaju.

SAÚDE
Boquim conta com um hospital de pequeno porte denominado Unidade Mista Dr. Bernardino Mitidieri, com 22 leitos de internamento e 1 leito de isolamento. O seu ambulatório dispõe de clínica médica, pediatria, ginecologia, odontologia, fisioterapia, exames de ultrassonografia e eletrocardiograma, além de laboratório de análise clínica, imunização e atendimento básico. O pronto atendimento conta com 12 leitos, sendo 4 masculino, 4 feminino e 4 infantil. O Programa de Saúde da Família – PSF atua com 5 equipes, denominadas equipes 1, 2, 7, 8 e 9. As equipes 1 e 2 estão concentradas no hospital e atendem a área urbana da cidade.

ASSISTENCIA SOCIAL
PROGRAMAS:
PETI (Programa de Erradicação do Trabalho Infantil), Em 2005, o programa atendeu a 1639 crianças e adolescentes de 07 a 14 anos de idade;
PROGRAMA AABB COMUNIDADE. É um programa de caráter sócio-educativo com crianças e adolescentes de 07 a 17 anos, em 2005, foram realizados 200 atendimentos e possui parceria com o Banco do Brasil;
PROGRAMA DE ASSITÊNCIA AO IDOSO E DEFICIENTE - Centro de Convivência do Idoso - MARIA PINHEIRO DOS SANTOS.ASSISTÊNCIA AO DEFICIENTE Atendimento, acompanhamento e encaminhamento, junto à Previdência Social, dos benefícios LOAS e aposentados;
PROGRAMA BOLSA FAMÍLIA, são 2.225 famílias beneficiadas pelo programa;
PROGRAMA DE MELHORIA HABITACIONAL, Em parceria com Caixa Econômica, foram construídas 24 (vinte e quatro) casas PSH e 20 (vinte) HABIS para famílias de baixa renda da cidade e zona rural.

ENERGIA ELÉTRICA
Boquim faz parte da área de concessão para distribuição de energia elétrica da Companhia Sul Sergipana de Eletricidade – Sulgipe, onde a empresa tem um escritório de apoio e de atendimento ao cliente, localizado na Praça Hermes Fontes, no centro da cidade.
COMUNICAÇÕES
No campo das comunicações, o município tem duas emissoras de rádio local, transmitindo em freqüência modulada: a FM Lagamar, da Empresa Boquinense de Comunicações Ltda – ZYD 796 – 95,5 MHz, e a Rádio Comunitária de Boquim – RCB FM, operada pela Associação Comunitária Sócio Cultural Hermes Fontes – ZYD 798 – 104,9 Mhz. Boquim recebe também sinais em FM das emissoras sediadas em Aracaju e em Lagarto.

ABASTECIMENTO DE ÁGUA
O abastecimento de água da sede municipal e de alguns povoados é de responsabilidade da Companhia de Saneamento de Sergipe – DESO. O principal sistema de abastecimento é o da sede municipal cujo manancial é o Riacho do Grilo, onde se encontra a captação situada no município de Salgado. Junto à captação, há uma estação de bombeamento que por meio de uma adutora de cerca de 17 quilômetros a água bruta é conduzida diretamente para a Estação de Tratamento de Água – ETA, na cidade de Boquim.

ESPORTE
O município de Boquim conta com a Associação Boquinense de Desporto, cuja associação fundada em 1965, mantém uma equipe profissional, que hoje participa da Série A-2 do campeonato de Futebol Sergipano. A Associação, que tem como presidente José Aécio da Silva Lima, possui uma Escolinha de Futebol de onde colhe muitos atletas para a equipe principal e o excedente passa para outros times que se interessem. A Associação dispõe de um estádio, localizado no bairro Temístocles de Santana. O município conta ainda com cerca de 32 equipes amadora como a CN, Palmeiras, Atléticos do Cipó, Grêmio da Meia Légua, Sergipinho da Muriçoca e Confiança do Miguel dos Anjos, entre outras.
Para a pratica de Futebol de Salão, o Futsal, o município que sediou campeonato brasileiros dessa categoria por duas vezes, conta o Ginásio de Esporte Horácio Fernandes Fontes (SESI), com o Ginásio do Colégio José Fernandes da Fonseca, e a do Colégio Santa Teresinha. E ainda conta com quadras poliesportivas.